Zaida Mantta - Superintendete da Receita Federal

Em um mundo globalizado, é fundamental para o crescimento de um país sua participação nas trocas comerciais internacionais. O comércio exterior brasileiro tem aumentado, e sua projeção para o ano de 2010 é bastante positiva. A Bahia tem participação expressiva no comércio exterior brasileiro e a expectativa de novos investimentos para o estado nos leva a esperar um incremento em tal participação.

Certa de que o comércio internacional é fonte de desenvolvimento, de geração de renda e empregos, a Secretaria da Receita Federal do Brasil reconhece a importância dos profissionais que atuam nesta área e que permitem aos importadores e exportadores o exercício sua atividade com maior confiança, melhorando, assim, a segurança da cadeia logística internacional.

De tais profissionais é esperado domínio das normas e técnicas necessárias ao exercício de suas atividades, resultando em operações seguras e ágeis, de modo a permitir a redução de custos, com a manutenção da segurança necessária a todos os que operam no comércio exterior, e a viabilizar, assim, a participação brasileira, de forma competitiva, no mercado internacional.

A gama de conhecimentos exigidos de um despachante aduaneiro é vasta e sofre alterações constantes, requerendo do profissional dedicação e estudo. Sabedores dos requisitos necessários a uma atuação eficiente dos despachantes aduaneiros, e das grandes responsabilidades que recaem sobre estes profissionais, a Receita Federal do Brasil tem apoiado projetos que visam a aprimorar sua formação e atualização.

Iniciativas, como esta, que criam um espaço para divulgação e discussão do trabalho realizado pelos despachantes aduaneiros e seus assistentes, merecem nossos cumprimentos e apoio.

Superintendente da Receita Federal – 5ª Região
Sra. Zaida Manatta